quarta-feira, 20 de maio de 2015

Você já parou pra pensar o que realmente faz você engordar?

Venho me observado durante esses 2 anos e 5 meses de blog junto com o projeto de mudança de vida incluindo alimentação e atividade física. Quando percebo que começo a engordar, quando começo a comer de forma automática, sem nem reparar no que estou comendo, eu freio. E começo a refletir o motivo que estou agindo assim. 

Observo como a ansiedade age em minha vida e como isso reflete diretamente na alimentação, na saúde e nos quilos a mais da balança.

E estava pensando... o que realmente nos engorda? Quais os sentimentos que antecedem nossa fúria ou compulsão pela comida? 

Será que achamos, mesmo inconscientemente, que o fato de comer algo super calórico e rico em açúcar e gorduras, vai nos acalmar e resolver pelo menos uma parte do problema que passamos?

Por que não comemos uma salada ou bebemos água, por exemplo, quando estamos nervosos?

A verdade é que existem componentes "calmantes" nos alimentos ricos em açúcares e gorduras, porém eles são momentâneos. No final, acabamos com 2 problemas: peso na consciência e o problema em si. 

Sabendo como essas coisas funcionam, a dica é: 

- Procurar solução do problema em si, evitando estar em ansiedade para resolvê-lo;
- Comer de forma consciente, evitando arrependimentos futuros;
- Manter a mente em paz, controlando a compulsão e emoção.

Independente de sua religião ou filosofia de vida, faça o que precisa ser feito para resolver os obstáculos que aparecem na vida, cuidando do espírito, sem se cobrar tanto. E vamos ser feliz porque no final é isso que realmente vale a pena.

=)

19 comentários:

  1. Seu texto foi perfeito!

    REDES SOCIAIS
    Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009124973250
    Página do Facebook: https://www.facebook.com/filosofodoslivros
    Blog: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/
    Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCwERcNAl7UuKYL6gJrISoLw
    Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/2414346

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, tenho trabalhado o comer sem culpa. Para isso acontecer tenho tentado colocar porções menores. Ás vezes é inevitável essa culpa né?
    O importante é prosseguirmos e irmos amadurecendo.
    Beijão!!!
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mia.. o amadurecimento é fundamental mas ele so acontece quando nos propomos a evoluir. Estamos nesse caminho... beijos..

      Excluir
  3. Estou tentando trilhar este caminho, com algumas derrapadas, mas estou tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentar é sempre positivo. As derrapadas sao constantes mas esse é o caminho certo. Sigamos firme!

      Excluir
    2. Sigamos está é palavra, obrigado.

      Excluir
  4. Nem me fale ultimamente estou comendo no automático isso não é nada legal, preciso voltar com aquela determinação do início, força pra nós, beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... o bom é saber que está no automático e já propor mudanças.
      Beijos amada.. e voltemos ao foco..

      Excluir
  5. Para me.controlar, eu faço atividade física.
    O chá Verde e o hibisco tem me ajudado muito...
    E o livro tbm. Pense magro.
    Mas é.muito difícil mesmo Esse processo de mudanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é incrivelmente maravilhoso. Atividade física nao estou podendo fazer por motivos de saúde e eu compre o chá natural de hibisco mas nao me adaptei. Vou dar mais atenção a ele..rs..
      Beijos amada!

      Excluir
  6. Amoreca

    A ansiedade, carência me faz engordar pq a gente acaba descontando na comida.
    Eu não sou de comer muito não mas amo um doce e troco fácil por uma refeição.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amore.. a ansiedade nos leva a caminhos tortuosos mesmo... pq ou nos faz mal.. ou nos faz engordar kkk

      Meu negocio é doce tbm.. adoro...

      Beijos...

      Excluir
  7. Amiga quando estou assim estou procurando tomar suco de limão que ai evito exagerar na comilança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas.. como toma o suco de limão???
      Ele tira a vontade de comer né?
      Me fala melhor sobre isso..
      beijos flor

      Excluir
  8. amiga disse tudo!!!
    a gente nao engorda de uma hora para outra! e nao vai emagrecer assim com um estalar de dedos!
    adorei o post viu!
    bem informativo!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Estou assim tbm... Sempre com a necessidade de mastigar alguma coisa. Então pego uma cenoura rs ou agora comprei gergelim só n posso exagerar pq ele tem uma caloriasinha...mas é interessante rs e tem me ajudado com esse probleminha. As veses tomo suco de limão como a Jenni...ele é bom sim. Ou tomo chá branco.

    Ah respondendo seu comentário sobre as comprinhas do paraguai:
    O batom da Miss Rose é bom sim, é forte, não sai da boca facilmente...seca e fica semi-mate, assim não resseca. Aii não tive tempo para comprar tudo o que queriaaaaaa =´(( isso é muito triste rsrs... Mas comprei coisas boas e de qualidade lá, valeu super a pena e não comprei nadica de eletronicos, não recomendo comprar eletronicos pois por mais que compre em lojas confiáveis se desse algum problema não teria como mandar para a garantia. E o tempo foi cruel...

    Bjoss

    Bruna

    ResponderExcluir
  10. Esse conforto na comida realmente é algo complicado de se vencer. Eu tenho tentado trocar a comida por qualquer outra distração, assisto filme, seriado, procuro por jogos, livros, entre outras coisas que vão me tomar um bom tempo... Pra fugir da realidade mesmo. Que quando nos focamos em outras coisas até esquecemos de comer. Então o jeito é variar as atenções e deixar o relógio com despertador na hora certa de cada refeição... Assim talvez dê pra achar um equilíbrio... O que não pode é associar fugas como o filminho com pipoca e doce... aí é pra matar!

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Cris querida, creio que a maior parte de nós que temos problema com peso usamos a comida como um paliativo pra problemas maiores sem ao menos perceber. O próprio peso e a gordura viram um escudo para nos esconder do mundo e dos insucessos.
    Quebrar esse padrão é a grande chave pra uma vida mais tranquila e assim como você, tenho buscado constantemente quebrar com tudo isso e parar de me esconder ou escorar em muletas.
    Parabéns pelo post, pela reflexão e por não abrir mão dos seus sonhos!
    Beijo linda <3

    ResponderExcluir

Agradeço a visita e comentário. Adoro recebê-lo!!! Volte sempre!!!
=)