sexta-feira, 31 de março de 2017

A ansiedade que nem sempre faz você comer

Me aquietei no meu cantinho. Fechei os olhos, respirei mais profundo... me encontrei, me permiti, me enxerguei.

 Eu já percebi que quando estou ansiosa, seja por um problema que está acontecendo, ou por uma relação conturbada, eu como. O impulso de comer é tão grande que não é só comer o que tem em casa (ou o que vê pela frente), é  parar, passar no mercado, comprar e comer.

Mas nem sempre engordamos por que comemos durante esse impulso compulsivo. Em alguns casos, mesmo se alimentando bem, e fazendo atividade física, o corpo não responde a perda de peso ou aos resultados desejados, simplesmente porque nosso organismo muda fisicamente na presença da ansiedade.

Hoje em dia, percebo que muitas pessoas sofrem por ela, com ela e é difícil livrar-se dela. A verdade é que é possível. Continua... Eu comecei a desacelerar. Passei a fazer uma coisa de cada vez. E limitei as atividades. Vou explicar sobre isso...

Antes eu queria fazer todas as aulas de dança que a academia oferecia naquele horário. Mas ficava exausta. Então me organizei. Segundo orientações da endócrino e da cardiologista para melhorar o condicionamento físico, estou dando prioridade na execução de uma planilha de caminhada  na esteira ou na rua, que segue um mínimo de minutos e km por dia,  e planeja  a execução para semanas.

Vejam só, durante 5 dias na semana:

1ª semana - Em 40 minutos, percorrer 3200 m

2ª semana - Em  45 minutos, percorrer  3600 m

3ª semana - Em 50 minutos, percorrer   4000 m

4ª semana - Em 47 minutos, percorrer  4400 m

5ª semana - Em 51 minutos, percorrer  4800 m

6ª semana - Em 45 minutos, percorrer  4800 m

7ª semana - Em 49 minutos, percorrer  5200 m

8ª semana- Em 53 minutos, percorrer  5600 m

9ª semana - Em 49 minutos, percorrer  5600 m

Essa é uma planilha recomendada para quem fez o teste ergométrico e teve como laudo: REGULAR que foi o meu caso.

Passeio em SP dia 25/03/17 
A cardiologista explicou que eles consideram aeróbico toda atividade que mantém a frequência contínua. Por exemplo, uma aula de dança é um aeróbico mas não é válido para atingir um bom condicionamento físico pois entre uma música e outra a frequência cai bastante. Por isso recomenda-se que seja: esteira, elíptico, bicicleta ou natação.

Já em consulta com a endócrino, ela me recomendou que eu fizesse aeróbico todos os dias. Então juntei as 2 orientações. Feito o aeróbico, eu vou pra casa. Janto, leio um livro e durmo cedo. Assim, levanto mais disposta no dia seguinte e meu dia rende mais.

 Isso é viver o momento. Fazendo uma coisa de cada vez e fazendo o que precisa ser feito. Meu foco não está sendo no peso na balança, não estou mais bitolada nisso. Estou cuidando da saúde, me alimentando melhor, e deixando o peso para outras coisas.. não para as minhas costas...

12 comentários:

  1. Gostei dessas informações em relação a caminhada e a dança.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa planilha e como estou recomeçando a caminhada na esteira, vale muito! Bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Preciso me focar nesta qualidade também.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou mega ansiosa e sei que meu problema está aí.
    Preciso de terapia e me cuidar mais. Desacelerar!
    Bom que você já traçou uma meta. Sucesso!!!

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força Micha. Cuide mais de ti. Sempre temos que encontrar esse tempinho para ser nós mesmas, apenas. beijos

      Excluir
  5. eu preciso desacelerar.. mas minha ansiedade é galopante.. é bruta.. nem ansiolítico dá jeito.. pode ser pelo meu estilo de vida de ser arrimo de familia.. carregar mundo nas costas.. e bla bla bla.. mas é mta carga emocional pra ser compensada..kkkk.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura algo que amenize os sintomas, viverás mais feliz. Acredite! Bjos

      Excluir
  6. Você está ótima!!! Nem parece que já esteve acima do peso.

    Eu acho estranha a palavra ansiedade. Geralmente como quando estou cansada, de "saco cheio" rs, quando me sinto sufocada, mas não vejo com ansiedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fundo acaba sendo a mesma coisa. Comer como valvula de escape é uma ansiedade que nao sabemos lidar. É bem assim mesmo... Liberte-se!! Bjos

      Excluir
  7. Ansiedade eu trato no médico como enfermidade literalmente. Quando ataca a ansiedade fico muito mal, então como o endócrino falou pro meu marido, ansiedade e compulsão alimentar é uma enfermidade e pode ser tratada.
    Bjs e sucesso sempre!

    http://papodemulherdetudoumpouco.blogspot.com.br/2017/04/endocrino-reforma-decora-meu-cantinho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho tratado dessa forma também. Tem ajudado bastante. Beijos

      Excluir
  8. Cris obrigada por colocar essa planilha! Eu quero e vou seguir porque se buscar a palavra sedentario no dicionario e bem provavel que voce encontre minha foto por la kkkkkkk beijinhos!

    ResponderExcluir

Agradeço a visita e comentário. Adoro recebê-lo!!! Volte sempre!!!
=)