quarta-feira, 27 de maio de 2015

Se você se perdeu.. procure se achar...

Quando abri mão do meu projeto- tanto de saúde quanto de perda de peso- perdi o condicionamento físico que adquiri com muito esforço e também o fortalecimento da musculatura que me levou ao retorno dos problemas no joelho. 

Com a dor, parei de malhar, e uma crise alérgica me fez até parar de nadar. As desculpas se tornaram escudo para justificar até o desânimo em cuidar do joelho e da saúde.

Fui no ortopedista que já me acompanha desde que lesionei o joelho a primeira vez, mas ele não me deu a opção de conversar sobre atividade física, me passando um pedido de fisioterapia que acabou vencendo. Para isso também acabei criando inúmeras desculpas que justificavam subjetivamente meu relapso.

Fonte
De repente me vi numa bola de neve....

Parando de malhar... resultou em dores no joelho...
O descontrole emocional me levou a adquirir crise alérgica alimentar que me levou a parar de nadar...
Sem malhar e sem nadar... Já viu... 

A respiração voltou a ficar ofegante numa simples caminhada, dor no joelho mesmo sem fazer atividade física e a balança registrando um peso maior a cada pesagem.

Passei a tentar compensar na alimentação mas eu acho incrivelmente difícil emagrecer sem me exercitar...

E cá estou eu.. tendo que recomeçar mais uma vez...

Remarquei com outro ortopedista que já me atendeu em outros diagnósticos. 
Consultei uma clínica de reabilitação para cuidar do joelho e já sondei me matricular em uma academia para voltar com a musculação juntamente com a natação que eu amo.

Pretendo voltar a nadar ainda essa semana, dando mais prioridade às minhas atividades e aos poucos voltar ao ânimo, à empolgação e à determinação, que descobri que existe dentro de mim e posso voltar a dar-lhes vida.

Eu sempre digo que desanimar não é fatal. Fatal é desistir, e eu não desisto nunca.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Você já parou pra pensar o que realmente faz você engordar?

Venho me observado durante esses 2 anos e 5 meses de blog junto com o projeto de mudança de vida incluindo alimentação e atividade física. Quando percebo que começo a engordar, quando começo a comer de forma automática, sem nem reparar no que estou comendo, eu freio. E começo a refletir o motivo que estou agindo assim. 

Observo como a ansiedade age em minha vida e como isso reflete diretamente na alimentação, na saúde e nos quilos a mais da balança.

E estava pensando... o que realmente nos engorda? Quais os sentimentos que antecedem nossa fúria ou compulsão pela comida? 

Será que achamos, mesmo inconscientemente, que o fato de comer algo super calórico e rico em açúcar e gorduras, vai nos acalmar e resolver pelo menos uma parte do problema que passamos?

Por que não comemos uma salada ou bebemos água, por exemplo, quando estamos nervosos?

A verdade é que existem componentes "calmantes" nos alimentos ricos em açúcares e gorduras, porém eles são momentâneos. No final, acabamos com 2 problemas: peso na consciência e o problema em si. 

Sabendo como essas coisas funcionam, a dica é: 

- Procurar solução do problema em si, evitando estar em ansiedade para resolvê-lo;
- Comer de forma consciente, evitando arrependimentos futuros;
- Manter a mente em paz, controlando a compulsão e emoção.

Independente de sua religião ou filosofia de vida, faça o que precisa ser feito para resolver os obstáculos que aparecem na vida, cuidando do espírito, sem se cobrar tanto. E vamos ser feliz porque no final é isso que realmente vale a pena.

=)

terça-feira, 19 de maio de 2015

Torta de aveia funcional

Sabe aquela receita de pão funcional de aveia que postei aqui?
Transformei num delicioso lanche completo e super prático.

Utilizei basicamente a mesma receita:

1 ovo
1 colher de aveia em flocos
temperos

A diferença foi que eu incrementei....

Acrescentei tomate sem agrotóxico e cebolinha da horta caseira.
Dobrei a receita, dobrei o tempo no microondas e ..... huummmmm 

Praticamente dobrei o sabor. Um lanche que dá saciedade, uma opção saborosa para se incluir na dieta, sem culpa.  Mas atenção: Opte por incrementar com alimentos não gordurosos. 

Tenho evitado o consumo de industrializados e embutidos. Gosto de usar  Mrs. Dash pois, apesar de ser industrializado, acredito ser mais saudável que o sal.

O formato da tortinha se deu pelo formato do recipiente que usei no microondas.  Utilize a que achar melhor, ou use sua criatividade. Gostaria bastante de ter uma forminha de coração ou estrela... Vou aderir.

Também dá pra usar forminhas de cupcake. Use sua imaginação!


Por isso que eu digo... dá pra se alimentar de maneira saudável, com sabor e funcionalidade.
Auxilia na recuperação da saúde e o melhor, uma receita que você pode adaptar ao seu gosto.

Para aumentar sua funcionalidade, acrescente linhaça, chia ou outros grãos. 

Arrisque e invente! Me conta depois como ficou! 
Acredito ser esse um FAST FOOD LIGHT!! =)

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pão de aveia funcional

Você provavelmente já saiu de uma consulta com nutricionista ou endócrino onde um dos ingredientes da dieta prescrita era a AVEIA. 

Eu admito que eu nunca gostei dela, se tivesse que ingerir crua junto com frutas ou banana, acabava não conseguindo consumi-la pois não gosto muito do seu sabor e nem da sua consistência. 

Mas descobri um jeito de comê-la através de uma receitinha super prática e rápida de fazer, que é o Pão funcional de aveia.



Ingredientes:

1 colher de sopa de aveia
1 ovo inteiro
Temperos a gosto.
>Usei Mrs. Dash* Garlic & herb.


Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes com um garfo.
Despeje numa vasilha rasa (ou de sua preferência) e leve ao microondas por 1 minuto ou 01:10.

Sirva.

Eu fiz 2 porções de uma vez, cortei 2 fatias de queijo minas e levei na frigideira anti aderente com PAM ** e fiz um sanduíche super saboroso e saudável.


Senti que dá muita saciedade. Mas evite de ultrapassar muito as 3hs sem comer. Pode-se acrescentar tomate, queijo, ervas até mesmo chia, ou outro alimento que somatiza e intensifica sua funcionalidade.

Mas por quê a aveia é funcional? Conheça seus benefícios

A aveia é um alimento funcional pois além de criar substâncias essenciais ao organismo, ainda previne algumas doenças pois possui nutrientes que aumentam a defesa do corpo, fortalecendo as moléculas do organismo. 

A Aveia é um cereal rico em fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Auxiliam no controle da obesidade, diabetes e nas células imunes do corpo. Equilibram as taxas de açúcar no sangue, reduzem o colesterol não só inibindo a produção dessa gordura mas também diminuindo a absorção dela pelo organismo.

Saiba mais no site  Mundo Simples.e leia a matéria completa sobre seus benefícios. 

* Mrs. Dash é um mix de ervas sem sal que eu tenho usado bastante. Leia sobre isso aqui.

** Pam é um óleo em spray que tem as mesmas características do comum, mas por ser spray, a quantidade de uso é menor que a se usada de forma convencional. Cabe um novo post para esse assunto.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Torta de maçã fit


Torta de maçã fit

Bata no liquidificador:

2 ovos inteiros
1 copo de leite (lac free / semi / desnatado)

1 banana
1 e ½ maçã descascada. (*)
4 castanhas do pará

Reserve.

Em um recipiente, misture:

1 xic de farinha de arroz
1 xic de farinha de tapioca
1 xic de farinha de coco
1 xic de coco ralado (usei o natural)
2 colheres de sopa de polvilho doce
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
2 colheres de sopa de sucralose em pó (**)
1 colher de sopa de fermento químico
1 pitada de canela em pó
Essência de baunilha a gosto

Junte o líquido com o seco. Misture com uma colher ou uma espátula pão duro. 



Numa fôrma untada, acrescente a mistura que fica cremosa, e leve ao forno em fogo médio pré aquecido 180º durante cerca de 25 minutos.

    * para que intensifique mais o sabor de maçã, acrescente mais de 2 unidades.
    ** depois de usar a sucralose em pó, pesquisei outros adoçantes mais saudáveis e achei o stevia* Em outro post comento sobre ele.

Pode-se misturar à receita: 

Leite de coco, passas ou outro ingrediente que lhe agrada. Banana é uma opção de sabor bem interessante. Cravo em pó ou in natura e erva doce são ótimas opções para aromatizar a torta.

Consistência:

A torta ficou fofinha e muito saborosa, aprovada por todos os colegas que experimentaram. O coco ralado usei um natural e foi uma ótima opção já que o coco, se passado, deixa um sabor estranho à comida.


Servi com chá natural de hibisco.

Modo de preparo do chá:

Esquentei 200 ml de água filtrada. 
Acrescentei 1 colher de sobremesa de hibisco in natura e deixei em infusão por 5 minutos. Eu não adoço chá. E adorei esse!

Fonte

Receitinha by @renatalopesdeoliveir


terça-feira, 5 de maio de 2015

Condicionamento físico: não é eterno.

Na minha vida sedentária, sentia muito cansaço quando subia morro, corria pra pegar ônibus, apressava os passos. Cansava com muita rapidez mesmo fazendo tudo devagar.

Com a mudança de vida, praticando exercícios e mantendo uma alimentação mais saudável, observei que o condicionamento físico melhorava, quando voltava a fazer as atividades citadas acima.

Logo, em fevereiro de 2014, fui a SP visitar um amigo e patinando, dei 4 voltas no Parque Ibirapuera, totalizando 1h o que me deixou muito feliz.

Infelizmente, não foi o que aconteceu nesse ano. 

Estive em SP no último final de semana e, animada, fui andar de patins. Qual foi minha surpresa ao observar que com algumas patinadas, lá estava eu com o corpo todo doendo. Parece que enferrujei...rs



Consegui dar apenas 1 volta no parque totalizando apenas 20 minutos. Doía tudo. Panturrilha, coxa, joelho. Uma dor de cabeça fora do comum e bem alí eu percebi quão havia perdido meu condicionamento físico.

Lembrei que ano passado, no período de janeiro a abril, estava malhando 3x por semana e fazia natação 2x. Estava firme no projeto Face 2 Face da academia Soul Fitness e super empolgada. Estava emagrecendo, perdendo medidas e feliz.

O fato de eu ter parado de malhar desde junho/2014 quando optei por fazer um cursinho, me desviou totalmente do caminho. Não pelo cursinho, mas pelo foco perdido. O que não consegui recuperar até hoje. Os quilos aumentaram e cá estou eu novamente correndo atrás da determinação, do foco e do ânimo.

Não passa pela minha cabeça desistir, mas tem sido bem difícil para falar a verdade. 

A marcação com fisioterapeuta que nunca chega.
Algumas pedras no caminho que sempre aparecem.

Mas a vida é feita de impulsos, e ponta pés que precisam nos empurrar pra frente, e não nos derrubar e permanecermos no chão.

Lembre-se: Condicionamento físico não é eterno. Cultive-o. Mantenha-o. E não se recupera de um dia pro outro. Então, tentamos voltar a manter a constância na atividade física.