segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Receita do dia: Pão de inhame fit

Depois de encontrar várias receitas para esse pão de inhame, resolvi adaptar algumas e criar uma exclusiva do blog Rumo ao 70, até porque eu nunca consegui seguir a risca uma receita. E fiquei feliz que a aventura para desvendar a cozinha fit tenha dado certo. 

Para quem tem intolerância ao glúten, a lactose ou quem opta por ser vegan, é a perfeita opção pois não leva farinha, nem lactose e ovo. 

A chia foi incluída para aumentar o poder glicêmico do pão. Então vamos à receita...

Pão de inhame fit Rumo ao 70!

Ingredientes:

2 inhames médios
6 colheres (sopa) de polvilho doce
6 colheres(sopa) de polvilho azedo
2 colheres(sopa) de azeite de oliva
1 colher(sopa) de chia
5 castanhas do pará trituradas
sal, orégano, ervas a gosto.



Modo de Preparo:

Cozinhe os inhames, e amasse-os com garfo.
Misture aos poucos, os polvilhos, sal, a chia e os temperos.
Coloque a mão na massa que fica mais fácil. E dá-lhe braço.
Acrescente por último o azeite, e deixe a massa homogênea.
O ponto certo é quando estiver desgrudando das mãos.

Leve ao forno pré-aquecido por 30 a 40 minutos, conferindo quando começar a dourar.

**Usei um mix de ervas com pimenta, orégano e outros temperos sem sal.



Algumas considerações:

- Depois que o pão esfriou, não ficou duro.

- Para consumir no dia seguinte, coloque por cerca de 30s no microondas. Foi meu café da manhã hoje antes do treino.

- O sabor fica parecido com pão de queijo, apesar de não levar queijo, por conta dos polvilhos doce e azedo que vão na receita. Inclua ingredientes a seu gosto.

Fonte

Curiosidade: O uso dos dois polvilhos traz uma boa consistência ao pão sendo que o polvilho doce deixa a massa uniforme, densa e crocante, enquanto o polvilho azedo deixa a massa macia por dentro, aerada e leve. Resulta numa ótima combinação.


Receita testada e super aprovada!!!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Os treinos do fim de semana: quando o foco está na meta

O que você faz quando define uma meta?

Se organiza e se planeja para cumpri-la?

Ou deixa por conta do destino e deixa a vida te levar??? 

Eu tenho me organizado e planejado cumprir o prometido o máximo que eu posso. 

Me organizei para dormir cedo sexta e sábado pois tinha treino no fim de semana. Até queria dar uma volta de noite, mas estava mais animada com o funcional e a caminhada, o que me deu uma alegria fora do comum quando me planejei para cumprir o final de semana saudável. 

Estou orgulhosa de mim mesma, e novamente, senti que ser determinada é isso. Promover as condições que me levarão à conquistar a perda dos 11 quilos e claro, recuperar cada dia mais a saúde.


Domingo foi dia de Caminhada Rural com uns amigos do trabalho. Eu achei que pra mim foi puxado, mas gostei da minha superação e esforço. Foram 13km em 3hs e 30 min de caminhada. Ao final, um almoço saudável numa granja. Eu observava o andar.. e os lugares que pisava. Não subia correndo, fiz no meu tempo, sem pressa para alcançar quem estava à frente. 



Acordar as 5hs da manhã para nadar enquanto lá fora está escuro ainda, tem sido mais difícil o que facilitará com o fim do horário de verão. E essa semana farei meu esforço máximo para cumprir a terça e quinta de natação, a quarta e sexta de funcional e a fisioterapia no turno da noite. 

Foco no foco...
Consciência na meta... 
Rumo aos 70kg 

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Comemorando 18kg eliminados

A semana passou e muito me foi proveitosa, tirando a cólica que me arrancou um dia de cama, comemorei a alegria dos valiosos 18kg eliminados e propus maiores desafios para aumentar cada vez mais esse número. Ainda me falta eliminar 11kg e meu número valioso mor é 29, chegar aos 70kg é minha meta e estou nesse rumo.
O treino de natação foi delicioso, como sempre. Cheguei bem cedo, demorou a clarear. Fiz o aquecimento mas observei a necessidade de fazer mais educativos, o que vou colocar em prática na próxima semana. 

O treinamento funcional foi bem puxado, mas eu gosto bastante de me esforçar e me desafiar. Sinto os músculos doloridos e é aquela dorzinha que não me importo de sentir. Foi o treino das 7hs, que eu estou amando fazer. Estou percebendo que meu condicionamento de manhã é bom, mesmo não suportando acordar cedo. Mas pulo da cama e vou, quase que literalmente assim. 


Primeiro  branquinha.. e depois, vermeeeeelha.. com a Roberta, minha educadora física funcional. 


Apesar de não ter aparelho aeróbico, o treinamento funcional promove muitos exercícios para a queima de caloria. Através de circuitos: corridas, jump, step, entre outros, além de exercícios que fortalecem a musculatura, e de equilíbrio e a preocupação do treino pelo tratamento de fisioterapia no mesmo espaço- não me canso de dizer - me dá muita segurança. A todo momento a querida Roberta está sempre ao lado, observando a postura e a posição. É ou não é demais? 

Essa semana, apesar da cólica, eu fiz a minha parte. Bora firme!!! Vem comigo!


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A importância do treino e do descanso

É muito comum, quando decidimos mudar hábitos, resolvermos praticar muita atividade física, em busca de alcançar rápidos resultados de perda de peso. Nosso corpo mal se acostumou com o novo "movimentar" e mesmo assim o colocamos à prova de fogo.

Em um dia da semana passada fiz natação cedinho, trabalhei o dia todo, fiz treinamento funcional e depois fisioterapia com peso e exercícios. Eu fiquei exausta. 

Levei a semana para tentar descansar, e tomei uma decisão para evitar essa exaustão pelo excesso de atividades num só dia: Distribuir os treinos ao longo da semana.


Antes me preparava psicologicamente para treinar cedo 2x na semana e agora a preparação é para fazê-la 4x. O primeiro treino das 7hs foi ótimo. Bom que não fico com mente e corpo agitados durante a noite, o que facilita na hora de preparar para dormir.


Para a noite, ficou a fisioterapia alguns dias na semana e noutros dias, vida social porque ninguém precisa deixar de viver só porque está na luta para emagrecer. Até porque, nunca vi o projeto de perda de peso como luta

Com isso, foco na perda de peso, no fortalecimento da musculatura e nos cuidados com a saúde.


Balanço do carnaval: 1,5kg a mais para a coleção.
O que eu pretendo desfazer em breve.

De repente você aprende, e percebe que depois de 3 anos nessa busca por uma vida mais saudável, você consegue passar por um feriadão sem muitos prejuízos. E teve bom...

Praia, bloco de carnaval, sem refrigerante, uma colherzinha de doce e muita diversão. Isso sim vale a pena. Uma saidinha com os amigos e uma jacada de leve. Retornar aos treinos o quanto antes e agora é permanecer no foco.

E por aí.. como foi o carnaval?