quinta-feira, 7 de abril de 2016

Liberte-se de 2 hábitos prejudiciais à saúde

Esses dias, durante o almoço, estava observando como as pessoas enraízam alguns hábitos e o fazem de forma automática e inconsciente. 

Existem 2 hábitos que nos trazem prejuízo à saúde, e nem sempre nos damos conta disso. 

O primeiro hábito é...

Colocar sal na comida, antes mesmo de experimentá-la

Fonte
Esse é um hábito até aceitável quando o sal é colocado em saladas sem molhos. No intuito de reduzir o consumo de sal, eu passei a temperar a salada com caldo de laranja, o que trazia um tempero diferente à comida. Observei que o uso do azeite em saladas, "pede" o uso do sal. Ou então, treine o seu paladar - que é totalmente adaptável - para não colocar sal na salada. Fica uma delícia se temperado com azeite, orégano e outras ervas desidratadas. 

O segundo hábito é...

Colocar açúcar no suco de laranja, antes mesmo de experimentá-lo.

Fonte
No exterior, algumas frutas são modificadas em laboratório para que fiquem doces, e sem caroços. Porém, no Brasil não temos isso. Há laranjas que são naturalmente doces, e se o suco for puro, pode-se primeiro experimentar antes de encher de açúcar. 

Eu aconselho a treinar. Açúcar nem sal em excesso fazem bem à saúde, e é o tipo de hábito que não vale a pena. 

Comece devagar. Experimente, e vá reduzindo quantidade de sal e açúcar e você vai se surpreender.

Para levar uma vida saudável é necessário ter consciência.

12 comentários:

  1. Oi Cris, aqui em casa essa mudança é geral não coloco sal em saladas só fio de azeite, e legumes cozidos com pouquissimo sal, açúcar no suco só se tiver muito azedo mesmo, até a minha pequena já aprendeu isso, fico muito feliz com essas pequenas mudanças mas que fazem a diferença, agora quando eu quero comer um docinho não me venha com receita ligth, kkkk como pouco mas como, será que um dia vou conseguir mudar isso? rss, bjssss

    ResponderExcluir
  2. Ah eu não faço nenhum dos dois antes de experimentar, principalmente nos sucos.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. eu tenho mais dificuldade em tirar o sal do que o açucar da minha alimentação... açucar nao ligo tanto.. mas sal se puder como até puro..rs.. bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
  4. Menina acredita que estou treinando os dois....
    No suco eu colocava 2 colheres grandes agora coloco apenas uma.
    O sal colocava uma colher no arroz agora coloco a pontinha, salada também mas o habito é tão grande de exceder que as vezes esqueço é um exercício diário!

    ResponderExcluir
  5. Eu era exatamente assim...mas parei de comer sal depois da minha pressão ter ficado maluca há uns anos!!!! A gte tem manina messssmo.... como se "mais sal" nunca fosse ruim! Precisamos mudar os hábitos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Comprei chá verde e tomei sem adoçar. Numa boa! Interessante como o paladar muda, né!

    ResponderExcluir
  7. Hoje tomo café sem açúcar, o pior é que virou gosto, ou seja, prefiro o gosto do café sem açúcar do que adoçado e isso levo para outras coisas que escolho. É engraçado ver como mudamos o paladar por opção e depois percebe que gosta mais do que achava ruim anteriormente.

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhh fiquei feliz de saber que não tenho esses habitos. Pelo contrário... sempre experimento os dois antes de botar sal ou açucar :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Cris!
    Fiquei feliz, não tenho nenhum destes dois habitos. Pra mim, suco natural só sem açucar e não coloco sal na minha comida...quando cozinho em casa, coloco o minimo e complemento com temperos naturais =)
    Beijo, boa semana e excelente feriado!
    Ca

    ResponderExcluir
  10. Boas dicas! Blog interessante! Parabéns!

    Abraço, bom feriado!

    ResponderExcluir
  11. Oii, ótimas dicas! Estamos tão mal acostumados com o sal e o açúcar que as vezes é automático mesmo... Temos que aprender a controlar o uso dos dois.

    ResponderExcluir
  12. O que eu tenho feito na salada pra esqucer o sal de vez( e tem funcionado pra mim) é fazer o uso moderado da pimenta preta. Olha, vou te dizer, desde que fiz isso, não sinto falta do sal de jeito nenhum!!! Tem funcionado pra mim!!! Ainda estou trabalhando na libertação dos doces, é a única coisa que está me pegando agora!
    Beijos e obrigada pelas dicas!

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Agradeço a visita e comentário. Adoro recebê-lo!!! Volte sempre!!!
=)