Comer não é um ato automático, alertou Judith S. Beck, em seu livro "Pense Magro" que considera a terapia cognitiva como solução para a dieta definitiva.
Ela diz, em outras palavras, que algumas ações do nosso corpo são automáticas como o batimento do coração e o sangue que corre nas veias. Sobre isso não temos escolha. É automático e pronto.
Porém, todas as outras coisas não são automáticas, mesmo àquelas que fazemos sem perceber, como o piscar de olhos ou a respiração, por exemplo. Podemos até controlar um pouco, mas jamais definiremos exatamente o momento em que o corpo necessitará desses movimentos.
Para tantos outros, é necessário nos policiar. Comer por exemplo, é algo tão óbvio se lhe disser que não é automático mas estamos sempre nos pegando comendo sem sentir o gosto, ou comendo tão desesperadamente que nem sabemos o que estamos fazendo.
Fonte |
Para quem constantemente passa por isso, é necessário se vigiar a todo momento.
Parar. Respirar fundo, e tomar consciência.
Se mesmo após tomar consciência, permanecer na mesma atitude. Tranquilo, a reeducação vem aos poucos.
Mas, se após tomar consciência, a atitude mudar, excelente. A mudança começou a fazer parte do seu objetivo.
Observe e tome consciência. Mude a atitude e se policie. Esse é o verdadeiro segredo.
Muito legal a postagem de hoje. Eu depois da cirurgia aprendi a comer. Hj como não pra suprir emoções. Mas sjm pra cuidar de mkm e da minha saúde. Voltei a ler o livro de novo. E acho que to indo bem no ritmo... Bjs amore
ResponderExcluirEu de vez enqdo pego ele pra ler de novo..acho que é um otimo acompanhante ne? kk
ExcluirBeijos amore...
Oi amoreca
ResponderExcluirNão vinha para SP?
Lambiscar é algo viciante rs...
bjokas =)
Ia sim amore.. mas acabei não indo.... mas ainda estão nos meus planos... rs
ExcluirBeijos amore
Verdade Cris, quando comemos conscientemente sentimentos até mais sabor, comemos com prazer, estou aqui voltando ao controle bem lentamente pra variar, rsss....mas sinto que dessa vez não voltarei ao peso como em 2010 tão rapidamente, força ai lindona...beijos Rô.
ResponderExcluirPois é Rô.. tomar essa consciência já é o primeiro passo... tbm estou assim.. tomando consciência e tentando mudar... beijos amore.. e força pra nos!!
ExcluirTer essa consciência exige auto conhecimento. É muito difícil chegar a ese nivel, ainda mais pessoa ansiosa como eu, rsrs. Mas creui que estou aprendendo...aprendendo a identificar o que sinto na hora da fome desesperada. Geralmente quando consigo analisar, encontro algo. quase nunca é fome pura, geralmente fome emocional (nossa mente é complicada mesmo né?).
ResponderExcluirbjus
É dificil sim Aline... tanto que preciso escrever para sempre me lembrar. Me policio a todo momento e isso cansa.... Nossa mente nos engana muito...
ExcluirBeijos amore
Eu tenho aprendido e praticado, mas é algo que devemos fazer pra sempre! Não é fácil!! rs
ResponderExcluirBeijão Cris♥
Ei, Cris! Nossa, adorei seu post. Você tem total razão, nossas mudanças começam a partir da nossa mente. É todo um processo de autoconhecimento, de saber como funcionam nossos mecanismos psicológicos. É por essas e outras que eu faço terapia, hehe!
ResponderExcluiró, decidi reiniciar minha vida na blogosfera, agora do zero, com um blog novinho em folha. Passa lá pra me visitar! Já tô te seguindo! beijos
Oi Cris, tudo bem? Tb estou tentando pensar magro. Estou te seguindo aqui, e queria te convidar para conhecer o meu blog. Beijo e força a todas nós.
ResponderExcluirhttp://derepentevinteenovesim.blogspot.com/
Difícil é pensar magro né amiga? Mas estamos na luta para isso. Gostaria de te pedir uma ajudinha num Projeto super legal que iniciei lá no meu blog. O Projeto Quilo do Bem. 1 kilo de alimento doado para cada kilo perdido.
ResponderExcluirPassa lá para conhecer o projeto e conto com a sua participação. Beijo grande!
OI..normalmente temos muito pensamento de gordo, o tempo todo.. e de gordo falo pelo fato de realmente nao prestarmos atenção no que estamos comendo, comemos por comer.. aquela celha frase: COMER é BOM. mas tem que ser de uma forma saudavel realmente. Achei muito legal teu texto. bjo
ResponderExcluirCris,
ResponderExcluirRealmente, antes eu comia sem fome e nem sentia o gosto da comida direito.
Este ano, saboreio cada pedacinho, acho que estou mais consciente ❤
Bjs
Ca