quinta-feira, 28 de julho de 2016

Seja justo consigo mesmo

Um dia me pediram para contar como meu processo de "estar acima do peso" começou. Eu fui lá na infância, e me recordei de muitas situações onde eu me vi gorda, e que chegava até a me sentir culpada quando comia. Não "podia" comer na hora que eu queria, então eu ficava com fome e passava mal. Na adolescência passei a além de ficar tonta, desmaiar. 17 anos se passaram e descobri: era hipoglicemia.

Acreditei que desde criança fui gordinha e por isso passei a vida achando que não era capaz de emagrecer.

Mas um dia, percebi que estava sendo injusta comigo quando busquei a verdade nas minhas conclusões.
Havia aprendido a me colocar sempre em descaso, ou a me desvalorizar como era comum fazerem comigo. O problema era que eu me comparava a referenciais errados. Não respeitei meu biotipo e isso me fez insatisfeita a vida toda.

Engordei consideravelmente em 2012, por consequência de um conflito familiar, onde descontei minha insatisfação/depressão na comida. Eu devorava, diariamente: 1 barra de chocolate ao leite (da grande), 1 refrigerante de 500ml e 1 pacote de batata frita industrializada.

Foram alguns meses assim. Apesar de me olhar no espelho todos os dias, não me via engordando.

Mas quando me deparei com essa foto, tive um choque de realidade.

Eu, com 99kg em 2012

Depois de superado o susto de me ver desse tamanho, com quase 100kg, me recusei a continuar desistindo de mim. Não era uma decisão fácil, é muito mais cômodo continuar nos mesmos hábitos. Minha maior superação foi tomar a DECISÃO que mudaria minha vida completamente. 
E o MELHOR... só dependia de mim. 

Sabia das minhas limitações físicas: bursite no quadril, problemas no joelho e escoliose. Vinha sendo acompanhada por profissionais da área de saúde e a cada nova atividade física, fazia consulta sobre a possibilidade de eu praticá-las.

Hoje estou tomando outros cuidados com minha saúde (mental, física e emocional) não me limitando apenas à questão da perda de peso. Resolvi cuidar de tudo que fosse necessário para me dar condições de alcançar todas as minhas metas.

Seja justo consigo mesmo. Observe-se e descubra o que te levou a desistir de você e supere-se. Sempre há tempo de se permitir. 

Sua alegria maior será viver em profunda satisfação pessoal.

13 comentários:

  1. Post show de bola! Estou aprendendo a ter esse equilibrio, a me perdoar e seguir em frente quando eu caio. O mais importante é não se prostrar diante da jornada. Beijos!
    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gi.. o mais importante é se perdoar e estar sempre atenta. É incessante, mas não chega a ser muito cansativo. A gente aprende a se policiar.
      Beijos

      Excluir
  2. Sempre me surpreendo com cada post seu, Nane. Você mostra que quando se quer uma coisa, a gente consegue. Com disciplina e, assim como você postou, reapeitando-se a si mesmo, a gente consegue mudar pra melhor. Estou na academia faz dois meses e confesso que, no inicio, eu achei que não iria passar da segunda semana. Sem um programa exagerado, mas sim adequado ao meu biotipo, e sem querer me comparar aos outros, estou cada dia mais feliz comigo mesma. E como sem culpa. Com moderação, né? Mas sem culpa. Parabéns, Nane! Você é uma inspiração.

    ResponderExcluir
  3. Ai minha musa! Minha amiga! Minha inspiração!!!!!!
    Orgulho de poder ter tido o prazer e o previlegio de participar de quase todo o seu processo!!!!!
    E cada vez que vejo seus resultados fico muito muito feliz e ter feito parte disso tudo!!!!
    Hoje sou o que sou graças a suas ajudas! graças a seus conselhos!!!! e se eu to firme ate hoje nessa vida de dieta e porque encontrei pessoas que sofreram como eu! e sempre mostrou a realidade!!!
    parabens por essa historia linda de conquista e superação!!! e obrigada por me deixar participar dessas suas conquistas!!!!!
    feliz de mais por vc!!!!!! bjs minha linda!agora sem mascaras e sem me esconder!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, é incrivel como a reciprocidade é verdadeira. O carinho que temos uma pela outra, a sinceridade e a alegria de nos vermos felizes e realizadas... Torço sempre por vc e te gosto muito.
      Feliz em ser sua amiga flor, oops.. borboleta..rs...
      Fomos, inclusive, borboletas juntas... e sua vida tambem renasceu assim como a minha...
      Força sempre.. confie mais em si e se valorize!

      Excluir
  4. Olá flor, entendo você. Engordei muito depois de alguns problemas familiares e depressão. O importante é nos cuidar físico e mentalmente, para todo o equilíbrio. Vejo que muita coisa mudou e se eu tivesse este pensamento antes não chegaria a 140 kgs e ter que me submeter a bariátrica. No fundo sabemos que somos capazes e só depende de nós mesmas. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, de fato só depende de nós, mas acredito que tudo tem seu tempo certo, acho que se eu não tivesse engordado tanto, não me preocuparia tanto com a saúde e se eu não tivesse promovido essa mudança em minha vida, poderia nao ter chegado onde estou hoje.. mais convicta de minha capacidade!!

      É isso aí... para tudo existe aprendizado. Sempre

      Beijos

      Excluir
  5. Realmente Cris muitas vezes nos cobramos demais com comparações injustas, estou numa fase difícil TPM, engraçado acontece todo mês mas quando aparece é como se fosse a primeira vez, mas graças à Deus passa né? Eu fico tão feliz com suas conquistas, faz tempo que estamos juntas nessa luta e só nós sabemos o quanto é difícil, mas nós podemos! Já seriamos vencedoras só por não desistir, imagina conseguindo como estamos, bora continuar entre erros e acertos vamos seguindo, beijossssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rô.. estamos conseguindo, estamos empenhadas e também fico muito feliz por estarmos nesse processo juntas há um bom tempo.
      Dentre tudo que o blog me trouxe de bom, também me trouxe sua amizade e sua torcida, agradeço bastante.

      Passei tambem por uma TPM braba.. e acho que pior.. passei por uma TPM antes da TPM kkkkkk
      Foram cercas de 2 semanas nessa brincadeira nada legal..rs
      Mas.. PASSOOOUUU

      eeee kkk
      Beijos

      Excluir
  6. Amiga esse post foi perfeito e um tapa na minha cara. Cheguei num ponto que ou eu mudo ou então não vou aguentar. Preciso emagrecer, ou melhor preciso mudar meu estilo de vida. A saúde já está gritando e dando sinal,preciso urgentemente criar forças para agir!!!

    ResponderExcluir
  7. Cris lindaaa!
    O mais importante de tudo é cuidar de nossa saude, principalmente mental, ela comanda tudo! Você é um exemplo lindo de se ver!
    Beijo
    Ca

    ResponderExcluir
  8. fiota... tirando o refri.. ainda me vejo em certas épocas comendo barras de chocolate... pacotes de salgadinhos... potes fechados de doce.. e sou diagnosticada como compulsiva alimentar e shopaholic... maaaaaas.. os remedios me fazem mal.. e eu faço o que??? ENGORDO...rs.. a vida tem dessas .. bjoks e sucesso

    ResponderExcluir

Agradeço a visita e comentário. Adoro recebê-lo!!! Volte sempre!!!
=)