A ansiedade é uma manifestação consciente ou inconsciente que altera os atos emocionais mudando a maneira como encaramos a vida, seus problemas bem como quaisquer mudanças do cotidiano.
Essas alterações podem refletir através de sintomas físicos, como coração acelerado, nó na garganta, mãos trêmulas e suadas, fraqueza nos membros do corpo, além de sintomas emocionais como a tensão, a desesperança, as preocupações, além da tendência em descontar esses incômodos na comida.
É isso que vem acontecendo comigo.
Quando agimos por ansiedade pelo motivo consciente, fica bem mais fácil defini-los e tratá-los. Evitando todas as consequências desconfortáveis que ela causa. Quando trata-se de motivos inconscientes, a tendência é sofrer, passar dias tensos, comendo qualquer coisa que vem pela frente, e em sua maioria, são alimentos calóricos ou substâncias que prejudicam a saúde.
Tem-se a sensação de que o chocolate, o álcool, o gasto financeiro, dentre outras "saídas", amenizam esses sintomas nos levando a calmaria. Pura ilusão. O que acontece é que alimentos ricos em carboidratos e gorduras, inapropriado para o consumo para quem tem o desejo de levar uma vida saudável, tem o poder de estimular os sensores do nosso corpo ativando a sensação de prazer e bem estar, por liberarem algumas substâncias como a dopamina, endorfina e serotonina.
Para erradica-los, existem vários tratamentos. Alguns optam pela medicação, o que pra mim é inviável por diversos motivos. Tem a opção por consultas psicológicas, ajudam bastante nesse processo, evitando, a longo prazo, o sofrimento frequente da ansiedade, pois promove o autoconhecimento e proporcionam o auto controle.
Recomenda-se, portanto, promover uma auto reflexão em busca do motivo real que se leva a ansiedade, e a partir daí, promove-se a cura. Normalmente a ansiedade está associada pela proximidade de algum evento importante, pela TPM, ou por motivos diversos. Nesse momento, recupera-se o ânimo, o equilíbrio das emoções, e a pessoa volta a se sentir em paz.
No início desse post, eu não tinha muita noção do que estava me deixando ansiosa. Mas nesse momento já defini a situação. Respirei fundo, larguei o medo de lado, promovi minha auto confiança e estou melhorando meu estado de espírito, porque nada melhor do que viver em perfeita harmonia.
Nem fala, ô coisa, essa ansiedade!!!! E lá vou eu pra geladeira atrás de alguma coisa pra afastá-la!!!! Aff!
ResponderExcluirA intenção é mostrar que não adianta atacar a geladeira né Cassinha? kkkkkkk
ExcluirDê meia volta e passe longe!!! rs
beijus
Ola Cristiane, achei seu blog mto interessante, estou te seguindo, espero que me siga tbm!
ResponderExcluirÉ..a ansiedade acaba com a gente mesmo! Eu preciso analisar e ver quais situações me deixam ansiosa para poder controlar!
bjos
cada vez que eu venho aqui eu fico mais informada do que nunca!
ResponderExcluircada dia uma informação diferente que faz a gente pensar e analisar!!!!!!!
hoje to num dia que se eu pudesse comia tudo que tinha pela frente!
mas ainda bem que agora aprendi ter o auto controle! demorou mas ainda bem que aprendi!!
beijos amore!!
São vários fatores que nos leva á ansiedade, mas o ideal é tentarmos identificar essa ansiedade e não cair em tentação.
ResponderExcluirAmo esse blog.
Beijokas
Concordo com tudo que disse, a ansiedade não tratada ou a não detectada (motivo) pode nos atrapalhar não só no processo de emagrecimento, mas nas relações do dia a dia com tudo o que fazemos, é importantíssimo trata-la da melhor maneira
ResponderExcluirRealmente a ansiedade não é nossa melhor conselheira, o jeito é deixar bem claro em nossa mente o que quere mos , e refletir o quanto isso é importante para nós!!!Bjinhoss
ResponderExcluirhttp://francissh.blogspot.com.br/
MEGA POST!!!!
ResponderExcluirAdoreiiii, estou sempre reavaliando meu emocional.
Esse é o principal PILAR NO MEU PROCESSO!!!!
MIL BJS
GRAZI