quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A cura da Ansiedade

A ansiedade é uma manifestação consciente ou inconsciente que altera  os atos emocionais mudando a maneira como encaramos a vida, seus problemas bem como quaisquer mudanças do cotidiano. 
Essas alterações podem refletir através de sintomas físicos, como coração acelerado, nó na garganta, mãos trêmulas e suadas, fraqueza nos membros do corpo, além de sintomas emocionais como a tensão, a desesperança, as preocupações, além da tendência em descontar esses incômodos na comida. 

É isso que vem acontecendo comigo.

Quando agimos por ansiedade pelo motivo consciente, fica bem mais fácil defini-los e tratá-los. Evitando todas as consequências desconfortáveis que ela causa. Quando trata-se de motivos inconscientes, a tendência é sofrer, passar dias tensos, comendo qualquer coisa que vem pela frente, e em sua maioria, são alimentos calóricos ou substâncias que prejudicam a saúde.

Tem-se a sensação de que o chocolate, o álcool, o gasto financeiro, dentre outras "saídas", amenizam esses sintomas nos levando a calmaria. Pura ilusão. O que acontece é que alimentos ricos em carboidratos e gorduras, inapropriado para o consumo para quem tem o desejo de levar uma vida saudável, tem o poder de estimular os sensores do nosso corpo ativando a sensação de prazer e bem estar, por liberarem algumas substâncias como a dopamina, endorfina e serotonina.

Para erradica-los, existem vários tratamentos. Alguns optam pela medicação, o que pra mim é inviável por diversos motivos. Tem a opção por  consultas psicológicas, ajudam bastante nesse processo, evitando, a longo prazo, o sofrimento frequente da ansiedade, pois promove o autoconhecimento e proporcionam o auto controle. 

Recomenda-se, portanto, promover uma auto reflexão em busca do motivo real que se leva a ansiedade, e a partir daí, promove-se a cura. Normalmente a ansiedade está associada pela proximidade de algum evento importante, pela TPM, ou por motivos diversos. Nesse momento, recupera-se o ânimo, o equilíbrio das emoções, e a pessoa volta a se sentir em paz.

No início desse post, eu não tinha muita noção do que estava me deixando ansiosa. Mas nesse momento já defini a situação. Respirei fundo, larguei o medo de lado, promovi minha auto confiança e estou melhorando meu estado de espírito, porque nada melhor do que viver em perfeita harmonia.



8 comentários:

  1. Nem fala, ô coisa, essa ansiedade!!!! E lá vou eu pra geladeira atrás de alguma coisa pra afastá-la!!!! Aff!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é mostrar que não adianta atacar a geladeira né Cassinha? kkkkkkk
      Dê meia volta e passe longe!!! rs
      beijus

      Excluir
  2. Ola Cristiane, achei seu blog mto interessante, estou te seguindo, espero que me siga tbm!
    É..a ansiedade acaba com a gente mesmo! Eu preciso analisar e ver quais situações me deixam ansiosa para poder controlar!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. cada vez que eu venho aqui eu fico mais informada do que nunca!
    cada dia uma informação diferente que faz a gente pensar e analisar!!!!!!!
    hoje to num dia que se eu pudesse comia tudo que tinha pela frente!
    mas ainda bem que agora aprendi ter o auto controle! demorou mas ainda bem que aprendi!!
    beijos amore!!

    ResponderExcluir
  4. São vários fatores que nos leva á ansiedade, mas o ideal é tentarmos identificar essa ansiedade e não cair em tentação.
    Amo esse blog.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que disse, a ansiedade não tratada ou a não detectada (motivo) pode nos atrapalhar não só no processo de emagrecimento, mas nas relações do dia a dia com tudo o que fazemos, é importantíssimo trata-la da melhor maneira

    ResponderExcluir
  6. Realmente a ansiedade não é nossa melhor conselheira, o jeito é deixar bem claro em nossa mente o que quere mos , e refletir o quanto isso é importante para nós!!!Bjinhoss
    http://francissh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. MEGA POST!!!!

    Adoreiiii, estou sempre reavaliando meu emocional.

    Esse é o principal PILAR NO MEU PROCESSO!!!!

    MIL BJS
    GRAZI

    ResponderExcluir

Agradeço a visita e comentário. Adoro recebê-lo!!! Volte sempre!!!
=)