quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Alimentos que atrapalham a digestão

Fonte
Achei uma matéria muito interessante num site sobre dieta e saúde e resolvi compartilhar com vocês...

Muitos desses alimentos eu não sabia que faziam tanto mal... e só descobri depois que andei tendo uns probleminhas de saúde por esses dias... como aumentei a quantidade de salada, sem saber, acabei consumindo algumas frutas e legumes ácidos e sentia-me indisposta...  na verdade, nada consumido exageradamente faz bem, lembrem-se sempre disso... (eu aprendi kkk)


Então segue a lista de alguns alimentos que atrapalham a digestão...



Carnes vermelhas
É um dos alimentos de mais difícil digestão. A carne diminui o esvaziamento gástrico. Prefira carnes brancas como peixes e aves.




Café
A cafeína estimula a acidez estomacal. O consumo exagerado de café impede a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago. Além disso, a bebida pode facilitar a volta da comida para a garganta, provocando sensação de queimação e ânsia.





Tomate
O consumo inadequado de tomate pode causar a azia e má digestão. O ideal é consumi-los três vezes por semana. E quando for ingerir, opte por acompanhá-lo com um azeite extra virgem. 



Frutas cítricas
Frutas como manga, laranja, abacaxi, tangerina e morango, quando consumidas em excesso, podem desencadear dores em quem sofre de gastrite ou úlcera. 


Pimenta e menta
Esses dois alimentos têm a função de relaxar o músculo de transição entre o esôfago e o estômago, chamado esfíncter esofagiano inferior. Esse relaxamento facilita o retorno dos alimentos e do suco gástrico para o esôfago e o aparecimento da doença do refluxo.

** As fotos deste post foram retiradas do google e possuem seus créditos gravados com segurança.

5 comentários:

  1. otimas dicas. a carne vermelha ja tem mto tempo que so como raramente.

    bjos
    Lili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho evitado ao máximo o consumo de carne vermelha.. mas amo tanto kkk

      Excluir
  2. Lembrando que as frutas cítricas aumentam a absorção do ferro presente nas verduras, então para quem não tem gastrite é ótimo combiná-los para aumentar a absorção de nutrientes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ó Kemys... dessa eu não sabia... bom saber.. eu não tenho gastrite.. vou passar a consumir junto já que adoro fruta na refeição... valeu bolha!!!

      Excluir

Agradeço a visita e comentário. Adoro recebê-lo!!! Volte sempre!!!
=)